sexta-feira, 29 de junho de 2012


SE ESSA RUA FOSSE MINHA/SER - 18 ANOS

A Cultura reinventando a Cidade

O Se Essa Rua Fosse Minha - SER surgiu na década de 1990, buscando mobilizar a sociedade e o poder público para a questão dosmeninos e meninas que vivem em situação de rua e, ao mesmo tempo, iniciar uma ação educativa de integração e garantia de direitos.
O trabalho desenvolvido nas ruas, para além do fortalecimento de habilidades sociais como autonomia e protagonismo, dá concretude ao sonho destes meninos e meninas, voltado para a construção de projetos de vida alternativos à vida nas ruas.  A partir do trabalho nas ruas, o SER foi pioneiro na sistematização do uso de técnicas circenses como ferramenta de diálogo pedagógico para a construção de cidadania, lançando as bases do conceito de Circo Social.
A escolha das técnicas circenses foi feita a partir da observação das atitudes que os meninos e meninas desenvolviam nesse "estar nas ruas", como por exemplo, a linguagem corporal, em sua dimensão física e simbólica, enquanto instrumento de resistências, trocas e brincadeiras, desenvolvidas e passadas de uns para os outros, num processo informal de ensino/aprendizagem centrado no lúdico.  O Circo Social é, assim, um produto da capacidade de re-existência da cultura das classe populares.
O Se Essa Rua passa a ser procurado por diferentes parceiros para multiplicar a experiência, aprimorando na prática seus conceitos metodológicos, fortalecendo o potencial criativo, a solidariedade e o protagonismo dos jovens "Circuladores de saberes", multiplicadores da magia, da técnica e dos saberes populares do Circo.  Com base nesse trabalho têm surgido novas experiências comunitárias e organizações que trabalham com Circo Social.
A metodologia de Circo Social nos Núcleos de Educação Popular a Partir da Rua - NEPaR tem se consolidado com o aprendizado das atitudes corporais e do movimento de migração dos meninos e meninas, dialogando com as rodas de capoeira, com artistas de rua e do Teatro do Oprimido, instalando fóruns educativos em praças públicas, com o objetivo de (re) pensar o estar nas ruas.
Já nos espaços de convivência comunitária, a prática vem se fundamentando no aprendizado dos brinquedos infantis e do universo cultural das famílias.  Neste caso, a metodologia dialoga com folguedos, cordéis e brincantes nordestinos; com a influência negra, através de músicas, danças, "causos" e contação de histórias, estabelecendo paralelo com a tradição dos griôts africanos.  Identidade, pertencimento, expressão e transformação são, assim, eixos que têm como tônica a ludicidade, a ética e a estética dentro de uma concepção de arte, cultura e cidadania que fundamenta o Circo Social do Se Essa Rua.
O Centro de Desenvolvimento Criativo, em funcionamento no bairro de Laranjeiras desde 1994 é, por excelência, o espaço de encontro, formação e irradiação onde os jovens fortalecem suas relações, aprimoram seus saberes e, a partir da reflexão sobre a própria prática, elaboram propostas de políticas para a infância e juventude no Rio de Janeiro.  Nesse processo, eles desenvolvem competências específicas que lhes permitem tornar seus projetos autônomos e sustentáveis: um espaço de convivência, formação artística e política, um espaço para o desenvolvimento crítico e criativo.
O trabalho direto com crianças, adolescentes e jovens de classes populares durante os últimos 18 anos, colocou para a organização o desafio de pensar o mundo a partir do olhar dessa garotada.  Um desafio que significa, em primeira instância, lançar um olhar crítico sobre a cidade, seus territórios dispostos para a discriminação e a exclusão, sua organização do espaço urbano que reproduz ainda hoje, como há 120 anos, uma estrutura colonial, onde a cor é sinônimo de determinada condição social, de (des)respeito, de (falta de) acesso a direitos e de perspectivas de vida.
Assim, para o Se Essa Rua Fosse Minha, pensar a infância nas ruas, é repensar a nossa vida, repensar cotidianamente a nossa noção de direitos e cidadania e acima de tudo apostar na enorme potência criativa e transformadora dessas crianças e desses jovens.


Faça contato com o SER!
Você pode telefonar, mandar carta ou enviar mensagem através do formulário abaixo.
Se Essa Rua Fosse Minha
Rua Alice, 298 - Laranjeiras 
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP: 22241-020
Telefone: (55 21) 3648-0298 


Nenhum comentário:

Postar um comentário