sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Paulinho da Viola - Filosofia (Noel Rosa)


Trecho do Documentário - "Paulinho da Viola - Meu Tempo É Hoje"
Lançamento 2003
Direção - Izabel Jaguaribe
Filosofia
Composição: Noel Rosa

O mundo me condena, e ninguém tem pena 
Falando sempre mal do meu nome 
Deixando de saber se eu vou morrer de sede 
Ou se vou morrer de fome 
Mas a filosofia hoje me auxilia 
A viver indiferente assim
Nesta prontidão sem fim
Vou fingindo que sou rico
Pra ninguém zombar de mim
Não me incomodo que você me diga 
Que a sociedade é minha inimiga 
Pois cantando neste mundo
Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo
Quanto a você da aristocracia 
Que tem dinheiro, mas não compra alegria
Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente
Que cultiva hipocrisia

Para os que estiverem interessado no em ver o documentário
 Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje (2003)
Documentário dirigido por Izabel Jaguaribe, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. 
O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar, em suas atividades e hábitos desconhecidos dos grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema: o tempo. Em vários versos ele canta: "Só o tempo ajuda a gente a viver"; "Amor, repare o tempo enquanto eu faço um samba triste praa cantar"... 
Há ainda encontros musicais memoráveis com Marina Lima, Eltom Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário