quarta-feira, 10 de julho de 2013

Estudo da Unifesp indica que a abstinência ao álcool altera funções cerebrais



Hipótese foi observada em análise dos receptores canabinóides, responsáveis por regular a liberação de neurotransmissores, através da produção de substâncias semelhantes ao THC, componente da maconha

Um estudo desenvolvido pelo Laboratório de Neurobiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) indica que a abstinência ao álcool aumenta a produção de receptores canabinóides em algumas regiões do cérebro, fato que altera o funcionamento de algumas áreas cerebrais que estão diretamente ligadas à dependência.

O nosso cérebro produz substâncias parecidas com o Tetrahidrocanabinol (THC), principal componente responsável pelos efeitos da maconha. Estas substâncias estão presentes em todos os vertebrados e regulam a liberação de vários neurotransmissores, tais como a Serotonina e a Dopamina, que estão relacionadas a transtornos psiquiátricos.

Os pesquisadores verificaram a quantidade de receptores canabinóides em camundongos sensíveis ou resistentes ao efeito crônico do álcool, e também se houve alterações nestes receptores durante a abstinência. A análise cerebral mostrou que apenas na ausência do álcool (mas não durante o seu uso crônico) houve um aumento dos receptores em regiões responsáveis pela aprendizagem, memória, emoções, motivação, tomada de decisão e estresse. 

De acordo com Cassia Coelhoso, uma das autoras do estudo, isso ocorreu somente nos animais sensíveis ao efeito comportamental do álcool. “Além disso, uma nova dose de álcool reverteu totalmente os efeitos da abstinência sobre estes receptores”.

Estes resultados sugerem que o sistema endocanabinóide pode ser um importante alvo terapêutico para o alcoolismo, principalmente durante a fase de abstinência, caracterizada por altas taxas de recaídas. No entanto, a funcionalidade deste tratamento em humanos ainda requer estudos mais detalhados.

Sobre o campus São Paulo da Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi criada em 1994 através da federalização da antiga Escola Paulista de Medicina (EPM), fundada em 1933. A Unifesp possui, hoje, seis campi distribuídos em São Paulo, Diadema, Osasco, Guarulhos, São José dos Campos e Santos, resultantes do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão da Universidades Federais (Reuni).

Integrado a duas Unidades Universitárias, a Escola Paulista de Medicina e a Escola Paulista de Enfermagem, o campus São Paulo da Unifesp oferece sete cursos nas áreas da Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Tecnologia Oftálmica, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Informática em Saúde e Ciências Biológicas, além de programas de Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado, Pesquisa e Extensão.

Mais informações para a Imprensa
Assessoria de Imprensa da Unifesp
(11) 3385-4116
imprensa@unifesp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário